Header Ads

test

Grandes Jogadores #1: Tore Andre Flö

Imagem relacionada

Tore Andre Flö, era um grande centroavante norueguês. Reconhecido como um dos melhores jogadores que o país nórdico já trouxe ao futebol mundial. Ele era alto e letal se tivesse uma boa oportunidade dentro da área adversária. 

Nascido em 15 de Junho de 1973 na cidade de Stryn, na Noruega, Tore Flö não foi o único da família que seguiu os caminhos do futebol. Assim como ele, seu primo Håvard Flö e seu irmão Jostein Flö, foram futebolistas e jogaram lado a lado a FIFA World Cup na França em 1998.

Flö era conhecido em alguns locais como "Flonaldo" por sua sagacidade e faro de gols. Ele começou a sua carreira em 1989, aos 16 anos, defendendo o modesto Stryn IL, clube de sua cidade natal. Mais tarde, em 1993, foi transferido para o Sogndal, onde disputaria pela primeira vez a primeira divisão do futebol norueguês.

Tore Flö passou ainda pelo Tromso, onde fez sucesso marcando 18 gols na temporada em 1995, sendo artilheiro da liga norueguesa. Seus resultados o ajudaram a conseguir sua primeira convocação para a seleção nacional. Um ano mais tarde, foi transferido para o SK Brann e chamou atenção do poderoso Chelsea, ao marcar 28 gols em 40 partidas. Em sua última partida, marcou um hat-trick.  No verão de 1997, Flö foi contratado por cerca de £300,000 junto ao SK Brann.

Resultado de imagem para tore andre flö

Em sua estréia, Tore entrou no segundo tempo e mercou o único gol do Chelsea em uma derrota para o Coventry City, por 2-1. Mas a sua atuação passou a chamar a atenção entre os fãs, imprensa e dentro do clube. Flö passou a causar ainda mais impacto ao ajudar os blues a conquistar a FA Cup, a Taça da Liga e a Recopa Européia, bem como marcando um hat-trick no White Hart Lane em uma vitória por 6-1 diante do Tottenham Hotspur, na final da Taça em 1997. Esse resultado transformou Flö em ídolo para a torcida do Chelsea, que ainda hoje o tratam com muito carinho.

Três anos depois e 50 gols marcados em pouco mais de 160 jogos pelos blues, Tore foi vendido por cerca de £12 milhões para o Glasgow Rangers, da Escócia, já com a reputação de um dos maiores finalizadores de seu tempo. Essa foi a maior quantia já paga por um jogador norueguês até hoje.

Na Escócia, guardou 31 vezes a bola nas redes adversárias em 58 partidas disputadas. Flö voltaria a Inglaterra em 2002, agora pelo Sunderland. Após passar pelo Siena, da Itália, Tore voltou a fazer sucesso, ajudando o clube a subir pela primeira vez a elite do futebol italiano. 

Seus familiares achavam muito difícil jogar pelo Sul da Europa, então, em 2006, Flö dispensou o Queens Park Rangers e voltou a Noruega, onde defendeu o Valerenga por duas temporadas. Uma sequência de lesões o levaram a ser dispensado mais tarde.

Imagem relacionada

O atacante norueguês não desistiu do futebol inglês e em 2007 voltou a atuar pelo Leeds United. Ser ser muito utilizado, transferiu-se para o modesto MK Dons e então retornou a Noruega para defender novamente o Sogndal, o clube que o projetou para o futebol em 1993. Em 2012, Tore Andre Flö deixou o futebol.

Imagem relacionada

Flö é conhecido principalmente por suas atuações na seleção nacional. Foram 76 partidas e 26 gols marcados pela Noruega. Disputou a FIFA World Cup em 1998 e ajudou seu país a obter a melhor participação na UEFA Euro em 2000. Ele é conhecido por marcar um dos gols na vitória sobre o Brasil, durante a Copa de 98.


Sem comentários